4 restaurantes imperdíveis em Amesterdão

Picture of SILVINADIAS

SILVINADIAS

A capital holandesa está repleta de ótimos restaurantes e de sabores internacionais que, em apenas uma garfada, nos transportam para qualquer parte do mundo. Neste post, apresento-vos o meu top 4 restaurantes imperdíveis em Amesterdão. Certamente que a este top poderia adicionar muitos outros restaurantes dos quais já ouvi maravilhas, mas não estaria a falar por experiência própria (o que considero importante para os meus leitores). Por isso, saliento desde já que todos os locais mencionados foram selecionados tendo em conta a minha experiência na cidade.

Neste top de 4 restaurantes imperdíveis em Amesterdão, irão aperceber-se que cada local tem uma atmosfera bastante peculiar e que o menu oferecido é diverso, o que faz com que a experiência gastronómica nesta cidade holandesa seja simplesmente única e muito saborosa.


Omelegg (De Pijp)
Holandês, Europeu, Internacional, $

O Omelegg é um restaurante com uma personalidade um tanto campestre e completamente inesperada para uma cidade como Amesterdão. “Tudo começou com um ovo!” em 2013 e, desde então, mais de 2.600.000 ovos foram abertos neste pequeno e acolhedor espaço no bairro De Pijp. O ingrediente principal é o ovo (claro!), mas nunca antes uma omelete soube tão bem como a que é preparada neste restaurante.

Apesar das vibes rurais e simples deste espaço e da fotografia da “Omelegg” não lhe dar o protagonismo merecido, recomendo vivamente uma visita a este restaurante durante a hora de almoço.


Café Martinot
Café, Europeu, $$

Conhecido pelos seus famosos Falafels e Pizzas e pelo seu descontraído ambiente, o Café Martinot merece estar no meu top 4 restaurantes imperdíveis em Amesterdão por diversos fatores. A comida bem confecionada, a simpatia do staff, a atmosfera cozy e a sua localização no Museumkwartier (a 3 minutos de bicicleta do Rijksmuseum e dos restantes pontos turísticos da área) fazem qualquer pessoa querer visitar e voltar a este local.  Eu, sem dúvida, fiquei fã!


ARCHIVE by Pestana 
Europeu, Internacional, $$

No famoso bairro De Pijp, numa das margens do rio Amstel, surge o ARCHIVE by Pestana. Roché Piersma é o chef deste elegante restaurante que pertence ao Pestana Amsterdam Riverside, um hotel de luxo e cheio de requinte. Para além da atmosfera intimista que o espaço interior oferece, é possível saborear uma excelente refeição ao ar livre, num ambiente mais descontraído, no espaço exterior (pátio) do restaurante.

Devido à pandemia atual, o restaurante teve que adotar novas medidas de segurança e alterar o seu menu. Por isso, o menu apresentado atualmente não é extenso, sendo que apenas existem sete pratos principais à escolha. No entanto, a qualidade do confecionamento e apresentação dos mais diversos pratos é notória.


Portugália Tasca
Português, Europeu, Mediterrâneo $$

Comecei este post por dizer que em Amesterdão existem restaurantes que “em apenas uma garfada, nos transportam para qualquer parte do mundo” e o Portugália Tasca é o match perfeito para esta frase. Vivo nos Países Baixos desde 2015 e uma das coisas que mais tenho saudades do meu país (Portugal) é a sua gastronomia. Por isso, sempre que tenho oportunidade de conhecer um restaurante, café, bar ou até minimercado com produtos portugueses, lá vou eu.

Quando comecei a delinear o meu roteiro para passar um fim de semana em Amesterdão, descobri este restaurante no Tripadvisor e nem hesitei em colocá-lo no itinerário. Foi das melhores surpresas desse fim de semana!

O restaurante abriu este ano (2020) e é uma sequela do Restaurant Portugália, aberto desde o ano de 2002. O espaço é modesto, luminoso e tem alguns elementos decorativos que nos transportam para Portugal, como o chão que relembra as calçadas de Lisboa ou do Porto, os azulejos azuis na parede e a simplicidade das mesas e cadeiras que nos fazem lembrar os restaurantes das aldeias. A amabilidade do staff, que sempre se mostrou disponível para trocar dois dedos de conversa em português, e a comida típica (bacalhau, borrego e pastéis de nata) que nos foi servida conquistaram não só o meu paladar como também o meu coração.


Este é o meu top 4 restaurantes imperdíveis em Amesterdão! Todos os restaurantes mencionados têm histórias, personalidades e sabores únicos. O meu favorito é o Portugália Tasca (acho que facilmente percebem o porquê), no entanto, recomendo vivamente uma visita a todos eles. Não se vão arrepender, prometo!

Nota 1: Os restaurantes mencionados não estão por ordem de preferência nem pelo valor gasto, mas sim pela ordem pela qual foram visitados.

Partilha este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Os cookies servem para lhe proporcionar a melhor experiência neste website.