Óbidos, a vila medieval mais famosa de Portugal

Picture of SILVINADIAS

SILVINADIAS

Conhecer a vila medieval mais famosa de Portugal era algo que há muito desejava fazer. Todos os anos, ouço maravilhas de Óbidos, quer nos mais variados meios de comunicação social, quer de pessoas que visitaram esta romântica vila portuguesa e/ou foram às suas festas e festivais tradicionais. Por isso, quando surgiu a oportunidade de passar alguns dias de férias na Foz do Arelho com a minha família, coloquei como paragem obrigatória no meu roteiro a famosa vila de Óbidos.


Quando visitar

Qualquer altura do ano é boa para visitar Óbidos, uma vez que esta vila tem quase sempre um acontecimento especial a decorrer. No entanto, se esperam ver as buganvílias a emoldurar as ruas da vila (algo mesmo lindo de se ver), o recomendado é visitarem esta vila durante as estações quentes.

  • Festival Internacional do Chocolate – considerado como o primeiro evento em Portugal dedicado exclusivamente ao chocolate, este festival decorre durante o mês de abril e inícios de maio.
  • Mercado Medieval – o famoso mercado medieval de Óbidos surgiu no ano 2002 e, desde então, tornou-se um dos mais populares do país. Este mercado realiza-se durante os meses de julho e agosto.
  • FOLIO, Festival Literário Internacional – apesar de este festival outonal não ser tão afamado quanto os acontecimentos referidos neste post é, sem dúvida alguma, um importante marco cultural na região e no país.
  • Vila Natal – conhecida como uma das Vilas de Natal mais célebres do país, a Vila Natal de Óbidos atrai mais de 100 mil pessoas por ano. O evento decorre entre os meses de novembro e janeiro e o bilhetes de entrada para um adulto tem um custo de 7€.

Onde ficar

Apesar da minha visita a Óbidos ter sido um quanto apressada e de não ter ficado lá alojada, acredito que uma escapadinha durante o fim de semana seja o ideal para ficar a conhecer tudo o que esta vila romântica tem para oferecer aos seus visitantes.

Caso tivesse ficado hospedada em Óbidos, estas seriam as minhas escolhas:


O que fazer e visitar
  • Entrar pela Porta da Vila – Quem vai a Óbidos tem obrigatoriamente de entrar pela entrada principal, conhecida como a Porta da Vila. Se o seu exterior já deixa qualquer um boquiaberto, é com o seu interior que ficarão rendidos. Aqui, encontrarão uma linda capela com azulejos azuis do século XVIII e, se tiverem a sorte de encontrar um grupo de músicos a tocar, ainda poderão ter uma entrada um tanto majestosa.
  • Percorrer a Rua Direita – Esta rua é a mais popular da vila! Nela poderão encontrar casas catitas, lojas artesanais, cafés e restaurantes e ainda ficar apaixonados pela decoração floral que veste as ruas de Óbidos.
  • Provar a famosa Ginjinha de Óbidos num copo de chocolate
  • Conhecer a Igreja Matriz de Santa Maria, Igreja da Misericórdia e Igreja de São Pedro – Três igrejas parecidas, com altares ricamente decorados. Se quiserem visitar apenas uma, recomendo a Igreja Matriz de Santa Maria, uma vez que é a principal da vila.
  • Entrar na Livraria do Mercado e Livraria de Santiago – Na minha opinião, a Livraria de Santiago, que fica no interior da Igreja de São Tiago, é a mais interessante. Porém, ambas têm conceitos diferentes.
  • Visitar o Museu Municipal – Se têm interesse em conhecer mais sobre o património cultural do concelho, não podem deixar de visitar o Museu Municipal. Aqui, encontrarão várias exposições, nomedamante de arte sacra, barroca, fragmentos arquitectónicos e ainda uma sala dedicada à famosa pintora Josefa d´Óbidos.
  • Conhecer o Castelo e percorrer as muralhas – Elegido como uma das 7 maravilhas de Portugal, o Castelo de Óbidos é um dos maiores e mais bem preservados do país. Uma ótima altura para o conhecer é durante o Mercado Medieval.
Nota: Tenham especial cuidado ao caminhar nas muralhas, uma vez que não há qualquer tipo de corrimão ou medidas de segurança. No entanto, recomendo totalmente que as percorram de uma ponta à outra. As vistas para a vila e arredores são de tirar o fôlego!
  • Visitar o Santuário do Senhor Jesus da Pedra – Situado fora das muralhas, a apenas 4 minutos de carro do centro da vila, este santuário tem uma romaria em seu nome que se realiza a 28 de maio (se gostam deste tipo de festividades, maio é um bom mês para conhecer Óbidos).

Óbidos é a vila medieval mais famosa de Portugal e, possivelmente, uma das mais pitorescas e fotogénicas também. Mesmo que a visita seja curta, tenho a certeza que irão adorar conhecer esta vila portuguesa, situada bem no centro de Portugal.

Nota: Em breve, irei partilhar mais posts sobre outras vilas e cidades portuguesas. Se quiserem ficar a par de todas as novidades, subscrevam à newsletter do blog.

Partilha este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Os cookies servem para lhe proporcionar a melhor experiência neste website.