Os melhores Instagram spots no Porto

Picture of SILVINADIAS

SILVINADIAS

Considerada por muitos como uma das cidades mais instagramáveis da Europa, o Porto é cada vez mais uma cidade hit nos feeds de Instagram de muitos bloggers de viagem e amantes de fotografia. Os melhores Instagram spots no Porto contêm azulejos típicos, escadarias e miradouros com paisagens de tirar o fôlego e um mix de edifícios contemporâneos e históricos, sendo que alguns parecem que saíram de um livro de conto de fadas. Pois bem, o Porto é assim: único!

Se estão a pensar visitar esta fantástica cidade no Norte de Portugal e querem que o vosso “feed de turista” se sobressaia, apontem os melhores Instagram spots no Porto:


  • Capela das Almas

A Capela das Almas é, definitivamente, um dos spots no Porto mais fotografados e que qualquer travel blogger ou turista deseja registar com a sua máquina. Situada numa rua um quanto famosa e movimentada, esta capela, também conhecida como Capela de Santa Catarina, destaca-se da multidão pelos seus 15 957 azulejos azuis e branco na sua fachada.

Curiosidade: Embora a Capela tenha sido construída no século XVIII, os azulejos foram colocados anos depois, em 1929, e são da autoria do ceramista Eduardo Leite.
Localização: Rua de Santa Catarina 428, 4000-124 Porto, Portugal

  • Steak ‘n Shake

Com uma fachada vibrante, o Steak ‘n Shake é um spot que não irão querer perder! Apesar deste restaurante ser conhecido pelos seus hambúrgueres e milkshakes, é, especialmente, pelo seu mural cheio de vida e de cor que muitos turistas o visitam.

Curisiodade: O mural, criado pela artista plástica Joana Vasconcelos, tem oito mil azulejos pintados à mão.
Localização: Praça de Guilherme Gomes Fernandes 67, 4050-159 Porto, Portugal

  • Casa da Música

Conhecida pela sua arquitetura contemporânea e por ser palco de muitos artistas, a Casa da Música é um dos melhores Instagram spots no Porto. Para além do seu exterior ser fascinante e diferente dos demais edifícios da cidade, encontrarão os seus melhores segredos (e os mais fotogénicos) no seu interior. Refiro-me à sala VIP coberta com azulejos azuis e brancos e à área do telhado axadrezado, com a cidade no background.

Localização: Avenida da Boavista 604-610, 4149-071 Porto, Portugal

  • Catedral do Porto

A Catedral do Porto, também conhecida como a Sé do Porto, é um edifício icónico e, por si só, fotogénico. No entanto, é o Claustro da Catedral, com os típicos azulejos azuis e brancos, e a vista sob a cidade na sua escadaria exterior que a tornam um dos melhores Instagram spots do Porto.

Localização: Terreiro da Sé, 4050-573 Porto, Portugal

  • Clérigos

Se estão na zona dos Clérigos, peguem na máquina e comecem a fotografar o que vos rodeia, pois não faltam spots instagramáveis. Neste local,  encontrarão casas típicas portuguesas, a Torre dos Clérigos, a famosa Livraria Lello (recomendo que “enfrentem” a fila e entrem na livraria, pois vale mesmo muito a pena), o Jardim da Cordoaria e o Base Porto, um jardim urbano com um ambiente relaxado. Se descerem pela Rua da Assunção, poderão ainda fotografar o elétrico 22 junto à Igreja dos Clérigos. 

Localização: Rua de São Filipe de Nery, 4050-546 Porto, Portugal

  • Palácio da Bolsa

Situado em pleno centro histórico da cidade, o Palácio da Bolsa dispensa apresentações! O seu excêntrico Salão Árabe é considerado por muitos como um dos melhores Instagram spots no Porto e, assim que entramos no salão, é fácil de perceber o porquê. No entanto, enquanto visitam este fantástico momumento, irão percerber que o mesmo tem vários spots fotogénicos e dignos de um registo fotográfico.

Nota: A visita guiada tem um valor de 10€ por adulto. Para obterem mais detalhes acerca dos bilhetes, cliquem aqui.
Localização: Rua de Ferreira Borges, 4050-253 Porto, Portugal

  • Jardins do Palácio de Cristal

Apesar de ainda não ser um local muito conhecido pelos turistas devido à sua localização (fica a 10 minutos de metro do centro histórico), os jardins do Palácio de Cristal são um ótimo spot para fotografar. Na minha opinião, o amanhecer e o entardecer são as melhores alturas para visitar este local, uma vez que o jogo de luzes e sombras criam uma certa magia que resulta em ótimos registos fotográficos.

Curiosidade: O Palácio de Cristal do Porto foi inspirado no Palácio de Cristal de Londres.
Localização: Rua de Dom Manuel II, 4050-346 Porto, Portugal

  • Estação de São Bento

Neste post com os melhores Instagram spots do Porto, não poderia deixar de referir a emblemática Estação de São Bento. Na minha opinião, é particularmente difícil tirar uma boa fotografia (sem nenhum “emplastro”) deste local porque está sempre cheio de pessoas a sair ou a entrar dos comboios, na bilheteira ou até mesmo a fotografar no átrio principal. Por isso, sejam pacientes e tenham sempre o click pronto.

Ainda em São Bento, poderão percorrer a estação até ao fim das plataformas de comboios para se afastarem da confusão e registarem a calma que se instala por apenas alguns segundos aquando da saída dos comboios. Outro local perto e muito fotogénico é a escadaria no fim da Rua 31 de Janeiro. 

Localização: Praça de Almeida Garrett, 4000-069 Porto, Portugal

  • Igreja do Carmo

Após referir a Capela das Almas como um dos melhores Instagram spots no Porto, não poderia deixar de mencionar a célebre Igreja do Carmo. A sua fachada com azulejos azuis e brancos é, provavelmente, a fachada mais fotografada e publicada no Instagram.

Curiosidade: A Igreja do Carmo fica ao lado de outra igreja chamada Igreja dos Carmelitas. As duas igrejas estão separadas por uma casa de 1 metro de largura. Aparentemente, a casa foi construída para manter os monges e freiras das duas igrejas separados.
Localização: Rua do Carmo, 4050-164 Porto, Portugal

  • Ribeira

Por fim, a minha zona favorita do Porto: a Ribeira. Ver as casas coloridas com a roupa lavada no estendal, as caves de Vinho do Porto no Cais de Gaia, a Ponte D. Luís no seu esplendor… Não há spot mais especial e repleto de pormenores instagramáveis como este. Do lado de Gaia, quer do Mosteiro da Serra do Pilar, do Teleférico ou do Jardim do Morro poderão captar a essência da Ribeira e apreciar a beleza da cidade numa perspetiva completamente diferente.

Curiosidade: Muitos acreditam que foi Gustave Eiffel quem construi a Ponte D. Luís I, mas não podiam estar mais errados. G. Eiffel apresentou a sua proposta de construção no ano de 1879, mas a mesma foi negada. Um ano mais tarde, a proposta vencedora do concurso foi apresentada pela Société Willebreck, tendo como único responsável pela construção o engenheiro Théophile Seyrig.
Localização: Rua Cais da Ribeira, 4050-510 Porto, Portugal

Estes são alguns (apenas 10) dos melhores Instagram spots no Porto. No entanto, a Cidade Invicta tem muitos mais encantos e recantos por descobrir e contemplar. Qual é o vosso spot preferido?

Nota: Em breve, haverá uma surpresa no blog. Para não perderem nenhuma novidade, subscrevam à newsletter

Partilha este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Os cookies servem para lhe proporcionar a melhor experiência neste website.