Top 5 restaurantes em Sófia

Picture of SILVINADIAS

SILVINADIAS

Ter uma experiência gastronómica rica e variada na capital búlgara é algo bastante fácil de se conseguir, sobretudo pela sua posição geográfica e tradições que orgulhosamente preservadas. Se estão a preparar o vosso roteiro até Sófia e estão indecisos onde marcar uma mesa para o vosso próximo almoço/jantar, este post com o meu top 5 restaurantes em Sófia irá ser o guia perfeito.

Bulgária é um país com tradições gastronómicas bastante diferentes, não há dúvidas disso. Por essa razão, quando preparei o roteiro de 3 dias em Sófia, decidi selecionar restaurantes com personalidades muito distintas, garantindo assim que a minha experiência na cozinha búlgara fosse única, diversa e excecional. No meu top 5 restaurantes em Sófia encontrarão três restaurantes tradicionais, um fancy e um outro cool. O meu favorito foi o Moma e o do “J” foi o Corso, mas todos eles são fantásticos e recomendo vivamente uma visita a cada um deles se a oportunidade surgir.


Shtastliveca (Vitosha)

Búlgaro, Europeu, Mediterrâneo, $$

Localizado na famosa avenida Vitosha Boulevard, o Shtastliveca é um restaurante sensacional, com uma decoração vintage e que nos transporta para uma outra era. A música andante faz-nos sentir à vontade desde o momento em que entramos no restaurante, nos sentamos nos sofás de veludo e saboreamos os diversos pratos tradicionais que nos trazem até à mesa. O único ponto menos positivo é o atendimento. Apesar dos garçons serem afáveis, nos períodos de mais movimento (geralmente à noite, não só pela minha experiência mas também pelo que li noutras reviews), o tempo de espera e confeccionamento torna-se mais moroso. Quanto aos pratos, recomendo o nº 72 (cordeiro assado com molho de cogumelos e batatas) e o “Bolo Biscoito” para sobremesa. 


Hadjidraganov’s Cellars
Búlgaro, $$

Hadjidraganov’s Cellars é, provavelmente, o melhor restaurante para experimentar a cozinha tradicional búlgara em Sófia. Situado perto da icónica avenida Vitosha Boulevard, este restaurante tem um interior decorado num estilo folclórico com ornamentos e itens folclóricos originais búlgaros, nomeadamente tapetes coloridos, costumes tradicionais, barris de vinho e artefatos antigos, e apresenta um menu bastante extenso. Ao som de música folclórica ao vivo (a partir das oito da noite), os garçons vestidos em trajes nacionais servem a comida muito bem confecionada à mesa. Em resumo: uma experiência simplesmente fantástica!


Moma
Búlgaro, Europeu, $$

Moma é a face moderna dos restaurantes búlgaros! O seu conceito combina uma deliciosa experiência culinária com receitas autênticas e um interior moderno que combina a beleza e a pureza das donzelas búlgaras de outrora. Este é o local perfeito para apreciar um almoço numa atmosfera serena, sem nunca sair do centro da cidade. De todos os sabores e pratos que experimentei, recomendo vivamente o “Our local dish in a bread bowl” (prato principal) e o “Homemade Cake Moma” (sobremesa). Este último foi, certamente, a sobremesa mais fascinante que provei em toda a viagem. O bolo era um pouco húmido, com um sabor bastante neutro, mas continha alguns lokums (espécie de goma) com sabor a rosas (sim, as flores! Não fossem as rosas um símbolo nacional búlgaro e tivessem um festival dedicado a elas). O balanço dos sabores e das texturas são o que tornam esta sobremesa tão única e impressionante.


Corso
Europeu, Italiano, $$$

Corso é o restaurante ideal para um jantar especial (no nosso caso, o evento especial foi o aniversário do “J”) ou até para quem procura um local com ótima comida e uma vista soberba. No terceiro andar, a sala de jantar tem um design elegante e moderno e uma vista impressionante para a famosa Igreja Russa e para uma das ruas mais movimentadas da cidade. O jantar de aniversário superou tanto as expectativas que, na noite seguinte, marquei uma nova mesa no Corso para o jantar de despedida. Os pratos prediletos foram o “Spaghetti with chopped beef meat, tomato sauce and Parmesan” e o “Pork tenderloin with potato puree with porcini and smoked bacon chips”. Sobre as sobremesas… é impossível eleger uma favorita.


Skapto (11A)
Pub, Bar, Europeu, $$

O prémio de restaurante mais cool vai para… Skapto! Com um conceito descontraído e divertido, este restaurante promete propocionar aquele saboroso “mmm” assim que damos a primeira dentada no nosso hambúrguer. Enquanto escolhemos o que vamos comer, as risadas vão ser muitas. O menu apresenta a missão do Skapto e os pratos disponíveis de uma forma engraçada, como se de um livro de comédia se tratasse. Para além disso, as consolas de Tetris disponíveis em cima das mesas, farão com que o tempo de espera passe a voar e que as gargalhadas dos mais competitivos ecoem pelo espaço. Quanto aos hambúrgueres… só posso dizer que foi dos melhores que alguma vez comi (o aspeto fala por si).

Nota 1: Os restaurantes mencionados não estão por ordem de preferência nem pelo valor gasto, mas sim pela ordem pela qual foram visitados.
Nota 2: Quase todos os restaurantes em Sófia possuem dois menus anuais, sendo que apresentam um menu para as estações mais quentes e outro para as mais frias. Por essa razão, alguns dos pratos mencionados neste post poderão não estar disponíveis quando visitarem os restaurantes. A minha experiência na capital búlgara ocorreu em Novembro de 2019.
Nota 3: Todos os restaurantes mencionados neste top 5 restaurantes em Sófia possuiem opções vegetarianas.

Partilha este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Os cookies servem para lhe proporcionar a melhor experiência neste website.